Criando um Domínio na Internet para sua Empresa.


Criando um Domínio na Internet para sua Empresa.

Nos tempos atuais parece ser tão obvio fazer a criação do seu domínio www.nomedaempresa.com.br, mas proprietários de muitos negócios que o foco não é tecnologia desconhecem o caminho das pedras, custos e alguns riscos que podem estar correndo ao colocar seu negócio na Internet e ter finalmente o seu www e caixas postais (e-mails) com @nomedaempresa.com.br.

É fácil ver situações onde o proprietário da empresa entrega toda essa parte para o profissional de TI, que vai registrar seu domínio e gerenciá-lo, um devido cuidado nesse ponto, pois o domínio registrado por outra empresa ou pessoa pode custar caro em longo prazo, isso porque se o site em questão começar a ter muitos acessos quem registrou pode querer cobrar algo futuramente para passar a propriedade do domínio.

Aconselho todos meus clientes a fazer esse primeiro passo para evitar futuras ciladas, claro às vezes eu ajudo, mas sempre com o dono do domínio presente, atuante e utilizando seus dados.

Para o registro do domínio, podemos utilizar qualquer site de registro, existem vários e podemos ter uma série de extensões como: (.com, .com.br, .net, .club, .co), etc… Utilizo o http://registro.br/ para registro de extensão “.br”, prefiro seguir as regras da Internet, se a empresa é do Brasil deveria ter em seu site o “.br”, claro que podemos registrar com o “.com” somente, mas para mim fica um negócio sem muita lógica.

Muitas empresas registram mais de um domínio e todos eles visualizam o mesmo site, lembrando que isso somente terá gastos adicionais para cada domínio que registrar. Um exemplo é a Lojas Americanas, quando digitamos americanas.com ou americanas.com.br visualizamos o mesmo site.

Para não “reinventar a roda” existem vídeos muito bons sobre o que é o domínio e como registrá-lo no próprio site http://registro.br/#videos, então para o artigo não ficar chato e repetir informações, assista os dois vídeos.

Agora que já sabemos que o domínio é um nome que vai direcionar seus clientes para o local onde está hospedado seu site, crie a conta e registre seu domínio:

1) Pesquise pelo nomedaempresa.com.br, o resultado da pesquisa mostra se está disponível ou se não estiver será mostrado opções para registro. Lembre-se que esse será o link para seus clientes e marketing daqui para frente.

2) Siga os passos do vídeo acima citado, escolha o tipo de pagamento, veja que existem várias opções para registro anual, para pagar por vários anos com descontos. Sempre que o prazo de registro estiver para vencer o registro.br avisa com antecedência via e-mail. A taxa anual gira em torno de R$ 40,00.

3) Pronto domínio registrado! Agora é só escolher uma hospedagem e colocar seu site no ar.

Como mencionado no vídeo, você poderá colocar o ID Técnico no seu domínio, nesse ponto é que o seu consultor de TI vai começar a administrar o trabalho para produzir e deixar o seu site funcionando.

Veja o artigo Contratando uma hospedagem para seu site e e-mail.

Espero que o artigo tenha ajudado a desmistificar a questão de domínio e alertado para que a propriedade seja sua!

Outros sites de registro:

https://hosting.nomer.com.br Nesse site encontramos registro e hospedagem, quando pesquisei o domínio anual estava mais caro que no registro.br, hospedagem valendo a pena pelo preço, mas não conheço o serviço.

https://br.godaddy.com Registros de .com, com desconto até que interessantes, tomem cuidado com os asteriscos no preço, como prefiro a utilização do .br não utilizei ainda esse serviço.

Até o próximo artigo.

Caso queiram o artigo no formato PDF.