Contratando uma Hospedagem para seu Site e e-mails.

O primeiro passo é ter um domínio, se ainda não leu o artigo: Criando Um Domínio Na Internet Para Sua Empresa que explica sobre o assunto, então leia primeiro, se já leu, vamos continuar.

Depois do pagamento anual do domínio, em torno de R$ 30,00, porque deve contratar uma hospedagem?

É necessário ter onde armazenar os arquivos de seu site, bem como as caixas postais dos e-mails de sua empresa. Essa infraestrutura tem um custo muito alto para deixar internamente na empresa, então a melhor opção é adquirir planos mensais das empresas de serviços de hospedagem.

Para a contratação de uma hospedagem existem serviços gratuitos e pagos, a diferença básica são os recursos que disponibilizam, como painel de controle, facilidade de manutenção dos serviços e atendimento de suporte, em resumo os serviços gratuitos só valerão a pena para testes ou até ser necessário algum serviço que não esteja disponível.

Normalmente o consultor de TI vai estabelecer quais serviços serão necessários para o funcionamento de seu site e caixas postais de sua empresa.

Basicamente hoje no mercado encontramos dois tipos de plataforma:

Microsoft: Utilizando servidores IIS – Internet Information Service com tecnologia ASP e ASPX e SQL Sever para banco de dados. Normalmente utilizado em empresas com equipes de desenvolvimento para as ferramentas. Como por exemplo no case do Sistema de Gerenciamento de Metas do Bradesco S/A.
OpenSource: Utilizando servidores Linux com Apache e tecnologia PHP e MySQL para banco de dados.

A hospedagem irá cobrar a taxa mensal exatamente com base nessas escolhas e em relação a banco de dados a maioria das vezes cobram por um montante de Megabytes (Mb), quando for necessário solicita-se o aumento da capacidade. Utilizo um plano de R$ 25,00 por mês.

Hoje os sites em OpenSource estão na maioria dos negócios como: blogs, lojas virtuais, sites informativos, etc… Isso ocorre por sua facilidade de criação e manutenção, até mesmo com pouco conhecimento em programação e desenvolvimento é possível criar seu primeiro site.

Já devem ter ouvido falar em WordPress, Joomla, PrestaShop, OpenCart, Magento, dentre outros, são todos módulos de códigos aberto para desenvolver em OpenSource.

Alguns dos links acima irão abrir sites em inglês, se tiver algum interesse nessas ferramentas sempre procurem também seus respectivos sites no Brasil. A maioria já existe, esclarecendo melhor, usando o WordPress como exemplo, existe o site oficial que é em inglês no link: https://wordpress.org e o site do WordPress Brasil no link: https://br.wordpress.org.

Como o assunto do artigo é a hospedagem, não vou me aprofundar nas ferramentas e em breve escrevo mais sobre elas.

Assim que estiver com seu site e caixas postais ativas, o andamento natural é uma utilização cada vez mais intensa desses recursos, sendo necessário se aprofundar tanto em conhecimento como em dedicação a nova ferramenta de integração com seus clientes. Tudo isso deve ocorrer muito rápido depois do inicio da utilização e provavelmente vai ser necessário alguém que assuma em tempo integral essa administração.

Utilizo a empresa de hospedagem MCO2 desde julho de 2004, nossa há mais de 10 anos! Com excelência nos serviços prestados, nunca tive experiência de servidores fora do ar e o atendimento do suporte sempre pontual e rápido. Sem comentar as ferramentas simples e práticas do painel de controle! Além de outros serviços como e-mails em lote e etc… Não troco por nenhum outro! Vale a pena navegar um pouco no site deles e ver com detalhes.

Uma época utilizei os servidores Microsoft com ASP e o banco de dados SQL Server, hoje em dia estou nos servidores Linux com OpenSource PHP e MySQL. A parte de e-mails o funcionamento é igual nos dois planos.

Após o registro do domínio e a contratação da hospedagem sua empresa está pronta para entrar no mercado da internet com profissionalismo e o mais importante com “nome e sobrenome”, tendo o nome de sua empresa no site e e-mails! E é uma boa hora para ter uma área de TI para desenvolver e administrar essas ferramentas e serviços. Aqui deixo meus contatos caso não tenham seu consultor de TI.

Até o próximo artigo.

Caso queiram o artigo no formato PDF.