Consultor de Treinamento

Treinar sua equipe é primordial hoje em dia, já que estamos vivendo em um mundo tecnológico e com muita concorrência. A área de Tecnologia da Informação (TI) já invadiu até nossos lares… As empresas cada vez mais vêm reestruturando essa área para ser ligada à estratégia de negócio da empresa e não mais uma área “meio” que somente dá suporte aos outros departamentos da empresa.

É necessário ter uma equipe treinada e bem estruturada para garantir que a tecnologia vai realmente ajudar a efetuar as tarefas para cumprir o objetivo da empresa e não ser mais um problema a ser enfrentado no dia a dia.

O questionamento sempre é: Tenho que treinar todos os colaboradores em todas as ferramentas que eu utilizo? E qual será o custo disso?

A resposta é sim, para fazer serviços rápidos e eficazes precisam aprender a tirar o maior proveito da tecnologia utilizada.

Pensando em contratar vários cursos para vários colaboradores, teremos sim um altíssimo custo, ainda mais se os treinamentos forem fora das instalações da empresa.

Um exemplo: para seis colaboradores que precisam ser treinados em Windows, Word, Excel e Power Point, um total de quatro cursos que em média custam R$ 400,00 (quatrocentos reais), então seriam R$ 1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) por pessoa. Totalizando R$ 9.600,00 (nove mil e seiscentos reais) para treinar os seis colaboradores.

Sem contar que para esses cursos normalmente as pessoas aproveitam somente uma porcentagem para o dia a dia de seus serviços, seja pela turma não estar homogênea ou o conteúdo não condiz com o que se deseja aprender.

Veja os tipos de treinamento e seus aproveitamentos no documento Modelos de Treinamento na Área de TI.

O serviço de Consultor de Treinamento tem como objetivo deixar a equipe homogênea, direcionar o conteúdo para o dia a dia da empresa e aumentar a produtividade e motivação dos colaboradores.

Assim que o serviço é contratado passamos por quatro etapas:

Primeira etapa: O consultor faz o levantamento do dia a dia da empresa e todas as ferramentas pertinentes à execução dos trabalhos em todas as áreas.
Segunda etapa: É feita uma entrevista com todos os colaboradores para ver o grau de conhecimento, para a homogeneização da equipe. No final dessa etapa teremos as turmas formadas e quantidade de treinamentos a efetuar.
Terceira etapa: Elaboração da logística dos treinamentos, como sala, carga horária, equipamentos necessários e cronograma.
Quarta etapa: Ministrar os treinamentos para os colaboradores, nessa etapa é muito importante acompanhamento dos requisitantes e verificação da satisfação e aprendizado dos colaboradores.

Utilizando o mesmo exemplo acima (seis colaboradores para quatro treinamentos), teríamos uma carga horária desses cursos em mais ou menos 80 (oitenta) horas, que será realizado na etapa quatro.

Utilizando o mesmo exemplo acima (seis colaboradores para quatro treinamentos), teríamos mais ou menos 80 (oitenta) horas de carga horária para esses cursos (realizado na etapa quatro).

As três primeiras etapas para esse número de participantes, normalmente entre 16 (dezesseis) e 24 (vinte e quatro) horas.

O custo do Consultor de Treinamento seria aproximadamente R$ 4.200,00 (quatro mil e duzentos reais), financeiramente uma economia de mais de 50%. E aprendizado muito mais eficiente com 30% a menos de suporte externo e um aumento na produtividade superior a 30% após os treinamentos.

Uma vantagem é que o conteúdo e andamento dos treinamentos são focados 100% nos interesses dos negócios e estratégias da empresa contratante, com utilização imediata no dia a dia do colaborador.

Com isso teremos uma aula 100% prática mesclando a teoria conforme for necessário, mantendo a turma sempre ocupada, aprendendo, ativa e atenta.

Por padrão as apostilas de um treinamento após muito pouco tempo são inutilizadas, ou por falta de conteúdo, ou por mudanças de versões da ferramenta, entre outros exemplos.

Nesse tipo de treinamento é abordado e ensinado como utilizar os recursos de ajuda / help da ferramenta e os links uteis de conteúdo on-line, eliminando a necessidade de material didático.

Como todo treinamento, os participantes querem o certificado, que será emitido e assinado pelo profissional, que fazemos questão que seja qualificado e certificado na área de TI.

Agende uma reunião e deixe sua equipe com produtiva e motivada.